Boas vindas!

 

Bem-vindas e bem-vindos ao Curso de Redação Filosófica II! 

(Prof. Marco Ruffino)

 


http://seer.ufrgs.br/index.php/contingentia/article/viewFile/8651/5574/31432

   

   O objetivo deste curso é desenvolver técnicas para escrever ensaios filosóficos de maneira clara, precisa e relevante, coisa que vai ser indispensável em sua vida acadêmica (pelo menos se você pretende se dedicar à pesquisa filosófica de maneira séria e profissional).

    Neste curso será muito menos importante o conteúdo específico que vamos estudar (i.e., as teorias filosóficas em si) e muito mais as técnicas de argumentação. Ou seja, este não apenas será um curso de REDAÇÃO e ARGUMENTAÇÃO, mas também de LEITURA filosófica. Afinal, escrever bem pressupõe ler (e entender) bem. Como praticamente toda a atividade filosófica consiste em ler e escrever, este curso indiretamente será também sobre como PENSAR em filosofia, que é uma atividade peculiar e diferente do pensar em outras áreas. O curso só funciona se você treinar bastante a escrita, portanto teremos várias avaliações (ensaios curtos) durante o semestre.


LEI NÚMERO UM DA REDAÇÃO FILOSÓFICA: ESCREVER BEM É DIFÍCIL, APESAR DAS APARÊNCIAS EM CONTRÁRIO!!

Isto não no mesmo sentido de "difícil" em que ganhar o título mundial dos pesos pesados é difícil, ou ganhar na loteria é difícil (i.e., pouquíssimos conseguem), e sim no sentido de que perder peso ou praticar um esporte seriamente é difícil: todos em princípio podem, mas requer esforço, dedicação, exposição à crítica e auto-correção. Escrever em filosofia não é o mesmo que escrever ficção ou poesia, porque aqui estamos interessados não primariamente no efeito estético e sim em deixar claro conexões entre conceitos e entre teses filosóficas, e em motivos para justificá-las racionalmente.

LEI NÚMERO DOIS DA REDAÇÃO FILOSÓFICA: escrever bem é escrever de maneira clara, simples e bem estruturada, visando formar um (ou mais) argumentos em favor de uma posição  que seja de fácil compreensão ao leitor. 

Escrever de maneira obscura, ou excessivamente longa, ou  usando de vocabulário ultra sofisticado e mal definido em geral mascara a falta de clareza do próprio autor sobre o tema.


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9b/Un_C%C5%93ur_simple_(manuscrito).jpg


  

Conteúdo:

    O curso será basicamente uma discussão seguida da redação de ensaios sobre os capítulos do livro What Does it All Mean, do filósofo contemporâneo Thomas Nagel (Oxford University Press, 1987), que é uma excelente introdução a diversos tópicos fundamentais da filosofia como a natureza do conhecimento e da linguagem, o problema mente-corpo, liberdade e determinismo, etc.. O livro tem uma estrutura bastante interessante porque, ao invés de propor uma leitura dos clássicos e de soluções, o autor se preocupa muito mais em levantar questões e apontar problemas para respostas aparentemente óbvias, deixando o espaço aberto para o desenvolvimento de respostas individuais de cada leitor. (O estilo do próprio Nagel é um modelo de estruturação e clareza em redação filosófica.) Ele foi traduzido como Uma Breve Introdução à Filosofia (Martins Fontes, 2011).

    Nossa discussão sobre o texto de Nagel terá como bibliografia de apoio o livro de Martinich Philosophical Writing-An Introduction (Prentice Hall Inc., 1996)Ensaio Filosófico: O Que É, Como Se Faz (Ed. Loyola, 2002), sobre técnicas de argumentação filosófica.

 

Avaliações:

Ao longo do curso, os alunos deverão fazer em sala um ensaio curto (em um horário reservado da aula) sobre cada um dos capítulos do livro de Nagel, em adição a um ensaio inicial sobre o cap. 2 do livro de Martinich. Serão 8 ensaios no total. Destes 8 ensaios, a avaliação final será a média das 6 melhores notas. 

OBS: Não haverá exame final, e nem reposição das avaliações, que deverão ser feitas estritamente nos dias marcados com antecedência. Tampouco serão aceitos ensaios feitos fora do horário de aula.


Monitoria:

O curso contará com dois monitores PED: a Mariana Fernandes (m174097@dac.unicamp.br) e o Gabriel Maruchi (gabrielmaruchi@outlook.com). Os dois terão um horário semanal para lhe atender e ajudar na discussão dos tópicos vistos em aula, bem como na preparação dos ensaios para as avaliações. (No dia da avaliação você não pode consultar nada escrito e nenhum meio digital; mas pode preparar versões prévias de seus ensaios e mostrar aos monitores para receber um feedback e sugestões antes da avaliação propriamente.)

 

Calendário Preliminar das Avaliações (ensaios em sala):

Agosto: dia 23

Setembro: dias 6 e 20

Outubro: dias 4 e 18

Novembro: dias 1, 22 e 29

 

Bibliografia:

Martinich, A. Philosophical Writing-An Introduction (Prentice Hall Inc., 1996). Ensaio Filosófico: O Que É, Como Se Faz. Trad. de Adail Sobral (Ed. Loyola, 2002).

Nagel, T. (1987) What Does it All Mean (New York: Oxford University Press). Uma Breve Introdução à Filosofia. Trad. de Silvana Vieira (Martins Fontes, 2011) 

 

Os textos podem ser encontrados neste drive: https://drive.google.com/drive/folders/1OdpV8kuDm8sV40sl9_-nuga7miTdGlpX?usp=drive_link


   

MUITO IMPORTANTE: todas as informações relevantes do curso serão publicadas neste blog. Se alguém tiver que perder alguma aula, leia sempre o blog para ver se há alguma notícia importante (ensaio, data de entrega, etc.).

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