Handout: Problema Mente Corpo
I-ARGUMENTOS A FAVOR DO MATERIALISMO (FISICALISMO)
OBS.: Estes argumentos ou argumentos parecidos parecem estar por trás das convicções dos neurocientistas, psicólogos experimentais, psiquiatras, etc.
P1: Todas as nossas experiências mentais são acompanhadas de estados neuronais e vice-versa.
P2: Estados neuronais nada mais são que fenômenos físico-químicos.
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C: Todas as nossas experiências mentais são numericamente idênticas a estados neuronais.
P1: Tudo o que existe na natureza está sujeito a leis naturais (físicas, químicas, etc.) que ou são conhecidas ou serão descobertas pela ciência no futuro.
P2-Nossas mentes são parte da natureza.
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C: Nossas mentes estão sujeitas a leis naturais (físicas) que ou são conhecidas ou serão descobertas pela ciência no futuro.
P1: Tudo o que ocorre só é explicável em termos de leis físicas.
P2: Experiências mentais ocorrem.
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C: Experiências mentais apenas são explicáveis em termos de leis físicas.
C*: A totalidade de nossas experiências mentais (i.e., nossa consciência)
apenas é explicável em termos de leis físicas.
NOTA: a primeira premissa deste argumento assume que algo que não seja explicável em termos de leis físicas pertence ao campo da religião ou misticismo. I.e., outras explicações em termos de alma, substância pensante, etc., não são explicações de fato.
P1 (=C): Experiências mentais apenas são explicáveis em termos de leis físicas.
P2: Tudo o que só pode ser explicado em termos de leis físicas só pode ser um fenômeno físico.
C: Nossa consciência só pode ser um fenômeno físico.
II-ARGUMENTOS CONTRA O MATERIALISMO:
Argumento do “qualia ausente”
P1-Nossas experiências mentais têm um aspecto qualitativo (i.e., são qualia).
P2-Toda descrição de processos puramente físicos deixa de fora os qualia.
P3-O materialismo é uma descrição de processos puramente físicos
C: O materialismo deixa de fora os qualia.
C* (se segue de C): O materialismo não é uma descrição correta de nossos estados mentais.
Argumento do “qualia invertido”:
P1: Você e eu podemos ter qualias invertidos na presença dos mesmos fenômenos físicos.
P2: O materialismo apenas dá conta dos fenômenos físicos.
P3-Nossos estados mentais têm um aspecto qualitativo (i.e., são qualias)
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C: O materialismo é compatível com a possibilidade de qualias invertidos.
C* (se segue de C): O materialismo não é uma descrição correta de nossos estados mentais.
Argumento “como é ser um morcego?” (Nagel)
P1: Uma teoria materialista perfeita pode dar uma descrição perfeita dos estados neurológicos de um morcego, mas não de como o morcego sente um seu estado mental (e.g., sua percepção resultante do sonar).
P2-Uma teoria adequada da consciência do morcego deveria ser capaz de dizer como o morcego sente um seu estado mental.
C: O Materialismo não é uma teoria adequada da consciência do morcego.
Argumento de “o que Mary não sabe” (Jackson)
P1: Mary pode saber absolutamente tudo sobre os fenômenos físicos envolvendo o vermelho sem nunca ter tido a experiência visual da cor vermelha (e.g., por ter sido criada em um quarto exclusivamente branco e preto)
P2-Se Mary nunca teve a experiência visual da cor vermelha, há algo que ela não sabe.
C:Mary pode saber absolutamente tudo sobre os fenômenos físicos envolvendo o vermelho e ainda assim desconhecer como é ver o vermelho.
Argumento da Concebibilidade (Descartes):
P1: Se a mente fosse numericamente idêntica ao cérebro, não podemos conceber a mente sem o cérebro e vice-versa.
P2: Posso conceber a minha mente existindo sem o corpo (portanto, sem o cérebro)
C: A mente não é numericamente idêntica ao corpo.
Argumento do Zumbi (Nagel, Chalmers):
P1: Se a mente é numericamente idêntica ao cérebro, não podemos conceber o cérebro sem a mente.
P2: Posso conceber o cérebro sem a mente (zumbi).
CO corpo não é numericamente idêntico à mente.
Argumento da não-localidade:
P1-Todo evento físico no cérebro tem uma localização espacial.
P2-Experiências mentais não têm localização espacial.
C: Experiências mentais não são eventos físicos no cérebro.
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